
IRACEMA
SER MULHER E SER MÃE
NA ATUALIDADE
RESULTADOS
A pesquisa "Iracema na contemporaneidade: ser mulher e ser mãe" - vinculada ao PIBIC - Junior - se iniciou com algumas hipóteses: Como os adolescentes de ensino médio técnico se relacionam com os saberes sobre o corpo desejoso e virgem, o corpo grávido e corpo transformado na adolêscencia? Quais transformações históricas, sociais, culturais e ideológicas possibitam mudanças no modo de ver e pensar a gravidez na adolescência? Que implicações trazem aos modos de existência de adolescentes acadêmicos uma possível gravidez?
Do trabalho acadêmico, três objetivos deveriam ser alcançados: a) verificar na voz dos adolescentes, como estes na história do presente, pensam as mudanças do corpo virgem e desejoso ao corpo transformado pela maternidade; b problematizar e refletir sobre questões caras a formação e constituição da mulher e mãe brasileira na atualidade; c) promover ações de debate entre adolescentes do ensino médio técnico, que envolvam instrumentos de comunicação utilizados em seu cotidiano (whatsapp, redes sociais e/ou aplicativos) para análise crítica do sujeito em sua dimensão discursiva, histórica, cultural e social envolvendo-os numa bioética (ética da vida) com vistas a despertar no mesmo o cuidado e governo de si na relação com outros sujeitos, especialmente, em situações que envolvam a gravidez na adolescência.
Os alunos Heitor Felippe Filho, Beatriz Prudenciatti e Maria Eduarda Rodrigues Garcia responderam a esses objetivos, de maneira respectiva.
Painel - Objetivo A - Heitor
Painel - Objetivo B - Beatriz
Painel - Objetivo C - Maria Eduarda
Relatório Final